Cintilografia de Perfusão Miocárdica

A cintilografia cardíaca ou cintilografia de perfusão miocárdica (CPM) é um dos métodos não invasivos mais utilizados na investigação e manejo de pacientes com doença arterial coronariana suspeita ou estabelecida. Diversos estudos na literatura conferem robustez ao método, que se encontra incorporado na prática diária do cardiologista.

A técnica baseia-se na injeção de um radiotraçador que se distribui no miocárdio proporcionalmente ao fluxo sanguíneo e é detectado por um equipamento que produzirá imagens tomográficas (SPECT) do coração em repouso e após o estresse (físico ou farmacológico).

A CPM permite diagnosticar a intensidade e a extensão da diminuição da irrigação cardíaca, determinando qual o território coronariano comprometido.

Além disso, é possível realizar o estudo sincronizado com o eletrocardiograma, permitindo a análise funcional do ventrículo esquerdo (VE), ou seja, informações sobre a motilidade das paredes ventriculares, os volumes cardíacos e a força contrátil do coração, trazendo, assim, um grande aumento na acurácia diagnóstica e prognóstica do método.

Diversos estudos demonstraram que uma cintilografia normal está relacionada a uma taxa de eventos cardiovasculares muito baixa (menor que 1% ao ano). Por outro lado, imagens anormais conferem risco variável de eventos cardíacos (infarto, morte cardíaca e revascularizações), dependendo da gravidade dos achados perfusionais.

Isso faz com que a Cardiologia Nuclear ocupe papel de destaque no diagnóstico e na avaliação prognóstica da doença arterial coronariana há várias décadas.

Os exames que realizamos atualmente são:

• Cintilografia do Miocárdio Perfusão - Estresse Farmacológico
• Cintilografia do Miocárdio Perfusão - Estresse Físico
• Cintilografia do Miocárdio Perfusão – Repouso
• Angiografia Radioisotópica
• Cintilografia do Miocárdio Com Duplo Isótopo (Perfusão + Viabilidade)
• Cintilografia do Miocárdio Necrose (Infarto Agudo)
• Cintilografia Sincronizada das Câmaras Cardíacas – Esforços
• Cintilografia Sincronizada das Câmaras Cardíacas – Repouso
• Teste Ergométrico Computadorizado

Orientações para Cintilografia Miocárdica

 

Recomendações:

  • O exame é constituído de duas fases, a fase do repouso e a fase do esforço e será realizado, na grande maioria das vezes, em 2 dias distintos. Cada etapa tem duração de aproximadamente duas horas. Ocasionalmente poderá haver a possibilidade de realizar as duas fases em um mesmo dia. Neste caso, o exame todo terá uma duração média de 4 horas a 4 horas e meia.
  • Suspender café, chás, chimarrão, refrigerantes e chocolates 24 horas antes do exame. Suspender, também, medicações que contenham cafeína 24 horas antes do exame, como Dorflex, Neosaldina (a maioria dos remédios para gripe, enxaqueca e dores musculares).
  • Algumas medicações podem interferir com o resultado do exame, sendo necessário suspendê-los por alguns dias, se houver permissão do seu médico. É muito importante relatar os nomes dos medicamentos em uso na ocasião da marcação do exame, para que possam ser passadas as orientações sobre a necessidade ou não de suspendê-los. Não suspender as medicações por conta própria.

Alimentação:

  • Não é necessário jejum. Fazer alimentação leve antes do exame.

 

Vestuário (para a fase do esforço ou estresse farmacológico):

  • Homem: roupa adequada para realização de exercício físico (agasalho esportivo, bermudas, moletom), tênis ou sapato com sola de borracha
  • Mulher: roupa adequada para realização de exercício físico, tênis ou sapato com sola de borracha. Usar top ou sutiã. Não vir de vestido ou saia.
  • No dia do exame, não usar óleos ou cremes hidratantes no tórax.

ATENÇÃO: Como a cintilografia é considerada exame de alto custo, os convênios solicitam autorização PRÉVIA antes da sua realização. Solicitamos trazer o pedido médico com a guia do convênio LIBERADA – Não podemos realizar o exame sem a autorização prévia dos convênios.

O que trazer no dia do exame:

  • Pedido médico e/ou guia do convênio liberada, carteirinha do convênio, documento com foto.
  • Exames anteriores referentes ao coração (principalmente cateterismos, angioplastias e descrição de cirurgias cardíacas).

Quaisquer outras dúvidas, entrar em contato conosco: 3022-5555.

Av. Desembargador Hugo Simas, 322
Bom Retiro – Curitiba- PR
(ao lado do Hospital Pilar)

Agende seu Exame:
41 3022-5555

Horário de Atendimento
Segunda-feira à sexta-feira, das 7 às 18:30 horas.
Sábados, das 7 às 13 horas.

Horário de Retirada de Exames
Segunda-feira à sexta-feira, das 7 às 18:30 horas.
Sábados, das 7 às 13 horas.

Não abrimos nos feriados.